terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PREFEITO INAUGURA QUADRA POLIESPORTIVA NO DISTRITO DE SANTO INACIO.

Pronuciamentos das Autoridades - Fotos: Carlos Araújo
O prefeito de Gentio do Ouro, Ivonilton Vieira inaugurou no último sábado, dia 28 de janeiro, uma quadra poliesportiva no Distrito de  Santo Inácio, localizado a 56 km da sede do município. A obra foi construída com recursos próprios em parceria com a EPP Energia.
Durante os pronunciamentos foi destacada a importância da construção da quadra poliesportiva sendo mais uma opção de lazer e prática de atividades esportivas e culturais para os moradores de Santo Inácio.

Durante a inauguração da quadra poliesportiva, o prefeito Ivonilton Vieira anunciou a reforma da praça e melhorias, que é uma reivindicação dos adolescentes e jovens de Santo Inácio. “Os moradores podem aguardar que novos investimentos serão feitos pela nossa administração. Realizar obras que proporcionam comodidade aos munícipes e que venha a contribuir para o desenvolvimento do município.  Ao longo da sua administração, foram executadas obras de pavimentação, construção de escolas, construção e reforma de praças, construção de Unidades de Saúde, entre outras que estão em andamento e que ainda estão por vim.” afirmou o prefeito. 
O ato inaugural foi marcado com dois torneios de futsal, um feminino e outro masculino. Após a solenidade aconteceu à tradicional Festa de Santo Inácio durante os dias 28 e 29 de janeiro de 2012. 

Fotos: Carlos Araújo
Quem administra bem faz toda a diferença. “É importante poder administrar de forma eficiente, e ver as necessidades dos distritos, não é fácil, mais o prefeito Ivonilton tem mostrado que quando a gente quer a gente faz”, ressalta: Carlos Araújo – Secretario de Turismo.
Várias autoridades municipais marcaram presença. Entre elas Assessores da Prefeitura, Secretários Municipais e Vereadores. Diretor Dr. Alexandre Jurkow e funcionários da EPP Energia, Empresários locais e líderes comunitários de várias regiões também prestigiaram o evento.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ENCONTRO ESTADUAL DO BOLSA FAMÍLIA VAI REUNIR MAIS DE 1,7 MIL GESTORES NA BAHIA


O II Encontro Estadual do Programa Bolsa Família vai reunir mais de 1,7 mil gestores em Salvador, para discutir as perspectivas e desafios do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e as ações do programa alinhadas ao Plano Brasil Sem Miséria. A abertura do Encontro, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do governador Jaques Wagner, é nesta terça-feira (17/01/2012), às 9h, no Fiesta Convention Center, em Salvador (bairro do Itaigara). O evento termina quarta-feira (18/01/2012).
Participarão do evento gestores e instrutores do CadÚnico dos 417 municípios da Bahia, além de prefeitos e representantes de secretarias estaduais e dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC) e da Saúde. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e atende mais de 1,75 milhão de pessoas.
O Encontro vai analisar ainda os avanços e desafios do CadÚnico e do Bolsa Família; destacar os avanços do programa e seu impacto na redução da extrema pobreza e da desigualdade social. O evento tem também como objetivos promover a melhoria na gestão das condicionalidades e avaliar o processo de capacitação de entrevistadores e instrutores do CadÚnico realizado nas cidades baianas.
Para o Secretario Municipal de Assistência Social de Gentio do Ouro - José Chavier, o encontro será extremamente importante para apresentar o Plano Brasil sem Miséria para o prefeito e gestores municipais de educação e saúde, sensibilizá-los para o cumprimento da meta de erradicação da extrema pobreza no município e atualizar os operadores do Bolsa Família sobre as mudanças no programa. “Além disso, como consequências desse evento, também poderemos melhorar os indicadores de gestão do programa e fortalecer a busca ativa de famílias extremamente pobres que estão fora do CadÚnico.”, destacou José Chavier. Até amanhã (18), os participantes do encontro vão debater as perspectivas e desafios do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Bolsa Família dentro do Plano Brasil Sem Miséria. Participaram do encontro o Secretario Municipal de Turismo de Gentio do Ouro – Carlos Araújo, representando o Prefeito Ivonilton Vieira que não pode participar por motivo de força maior, Henry Nascimento - Tecnico do CadÚnico  e gestores municipais do Bolsa Família do Território de Irecê.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

IPAC PROMOVEU SISTEMA DE PATRIMÔNIO CULTURAL EM GENTIO DO OURO.

      Ao visitar mais 12 municípios baianos, de hoje (segunda-feira, 12) até sábado, dia 17 (abril, 2010) – apreciando bens culturais e discutindo ações de preservação – técnicos e diretores do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) realizam mais uma etapa da consolidação do Sistema Estadual de Patrimônio na Bahia, iniciada em 2007. Essa visita cobre os territórios de identidade de Irecê, Velho Chico e Chapada Diamantina que, juntos, reúnem 59 municípios baianos.
    Segundo o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça – que também integra a comitiva – serão promovidos encontros com prefeitos e representantes territoriais da Secretaria de Cultura (Secult-Ba), apresentado o Programa de Pesquisa e Manejo de Sítios de Arte Rupestre da Chapada, anunciada parceria entre IPAC e Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBa e, finalmente, assinado um protocolo de intenções entre IPAC e as prefeituras de Wagner, Iraquara, Palmeiras, Morro do Chapéu, Lençóis e Seabra.
    Na sexta-feira, dia 16, em Morro do Chapéu, a equipe do  IPAC e a prefeitura local discutem o edital para a obra no sítio arqueológico de Ventura e Cidade das Pedras, além do tombamento. Ao final, será assinado protocolo de intenções entre prefeituras municipais e IPAC, e inaugurada a Mostra do Acervo Arqueológico de Morro do Chapéu, um dos mais importantes sítios arqueológicos da Bahia.
    Com essas ações do IPAC são contemplados os municípios de Lençóis, Morro do Chapéu, Iraquara, Palmeiras, Wagner, Seabra, Barra, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Xique Xique e Irecê. Em Canarana será avaliada a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, tombada provisoriamente e, em Gentio do Ouro, vistoriado o conjunto arquitetônico de Gameleira do Assuruá e Santo Inácio, visando projeto de recuperação. Em Barra, localizada na bifurcação dos rios Grande e São Francisco, a equipe analisará o conjunto arquitetônico do centro histórico dessa cidade para possível tombamento.
    Política Pública de Patrimônio Cultural - O Sistema Estadual de Patrimônio, iniciado em 2007, visa superar déficit do poder público estadual para com demandas dos patrimônios culturais e está incorporado às políticas públicas do IPAC. O objetivo é integrar-se às políticas do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. O sistema promove a construção de uma rede para troca de experiências e melhorias na execução de ações. A iniciativa une instâncias, compartilha gestões e instrumentos entre órgãos federais, estaduais e municipais, parceiros privados, sociedade civil e organismos internacionais. “O compromisso dos municípios é fundamental, pois, sem eles não conseguimos executar todas ações que provam ser o patrimônio cultural mais um vetor para o desenvolvimento social e econômico local”, esclarece Mendonça.
    Desde 2007, cerca de 200 municípios baianos já receberam, direta ou indiretamente, benefícios do IPAC, com orientações técnicas, tombamentos, registros, exposições, seminários e as obras de restauração que já somam R$ 50 milhões investidos. O IPAC também publicou a Cartilha de Salvaguarda, auxilia na criação da poligonal do Centro Histórico de Caetité, está tombando o conjunto arquitetônico art déco da cidade de Cipó, promove tombamentos em mais de 30 imóveis e monumentos da capital e interior, executa orientações a 30 prefeituras, realiza fóruns, exposições, mostras e seminários. Os registros dos bens culturais imateriais ‘Festa de Santa Bárbara’ e ‘Carnaval de Maragojipe’, e os processos para os ‘Afoxés’, em Salvador, e ‘Festa da Boa Morte’, em Cachoeira, além dos estudos para candidatura do ‘Itinerário Cultural do Rio Paraguaçu’ como Patrimônio da Humanidade, complementam essas ações.
Assessoria de Comunicação – IPAC - Em 12.04.2010

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O GOVERNADOR JAQUES WAGNER CONVIDA MILITÂNCIA E TODA POPULAÇÃO DO TERRITÓRIO IRECÊ.






Prezados Senhores,

Ao cumprimentá-los, informamos a pré-agenda do Exmo. Sr° Governador Jaques Wagner.

TERRITÓRIO  
MUNICÍPIO 
DATA E HORA 
EVENTO

Irecê
Uibaí
13/01/2012
Sexta-feira ás
09: hs
Saúde em movimento
        
Atenciosamente,  
Coordenação de Articulação Social - COAS
Secretaria de Relações Institucionais - SERIN
Telefone: 71 - 3115 - 9490 / 9579
Email: coas@serin.ba.gov.br

"O município de Uibaí recebe, entre os dias 5 e 13 deste mês, o Saúde em Movimento, uma estratégia do Governo da Bahia que visa melhorar a saúde de várias regiões do Estado com população até 20 mil habitantes."