Turismo e Sustentabilidade da Chapada Velha

Estado da Bahia
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIO DO OURO
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE GENTIO DO OURO
PRAÇA VANDERLINO VIEIRA, 01 – CENTRO – CEP: 47.450-000
CNPJ – 13.879.390/0001-63. TEL. FAX - (074) 3637-2320 / 2029.

Gentio do Ouro – Bahia, 10 de agosto de 2010.


Ilmº. (ª) Srº (ª) Secretários (ª) Municipais de Turismo da
Zona Turística da Chapada Velha.
Assunto: Turismo e Sustentabilidade da Chapada Velha.

Olá Prezados Colegas,

     Para que ocorra a promoção da sustentabilidade no turismo regional, é imprescindível a realização de um planejamento integrado entre os municípios da nossa região turística da chapada velha.
     Por isto estou aqui enviando aos colegas e sugiro que repasse para os gestores municipais a importância de uma Instância de Governança Regional, assim seremos capazes de articular interesses e pontos de vista das distintas comunidades e dos distintos governos municipais que constituem uma mesma região turística.
     Sustentabilidade é aquilo que se sustenta por muito tempo. Para que isso ocorra, além do planejamento integrado, é necessário cinco “ingredientes”: interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade. É preciso que todos os autores envolvidos no processo tenham a consciência de que as parcerias são importantes e que todos saiam ganhando com esta ação. O objetivo comum deve ser o foco do processo.
     O sucesso do todo depende de cada um, da mesma forma que o sucesso de cada um depende do todo. Talvez a falta de consciência sobre este fato, é que faz com que as coisas não funcionem. É preciso ser flexível, pensar no conjunto e não apenas em si, ou no seu município. O pensamento de que os outros são apenas concorrentes e não parceiros, isto deve ser abolido da mente dos envolvidos no processo de desenvolvimento turístico. A questão é trabalhar juntos, em conjunto.
     Respeitar o ecossistema, preservendo-o e repondo o que dele é retirado, para que o turismo realmente seja uma forma de desenvolvimento econômico menos impactante que as indústrias.
     É preciso planejar levando em conta os fatores ambientais, sensibilizando os envolvidos para isto.
     A questão da preservação de meio ambiente, além de favorecer os atores locais, é um dos pontos verificados pelo turista quando faz a escolha pelo local que visitará.
     Caros colegas hoje estamos zoneados, e temos um conjunto perfeito para transformar em um dos mais belos destinos turísticos do Estado da Bahia. Portanto não vamos perder mais tempo.
     Muitos  Gestores assinaram o Termo de Compromisso com as metas a serem cumprida e todas com prazos a serem cumpridos e não há tempo a perder. Temos URGÊNCIA em fazer turismo em nossa zona turística. Agora é a hora de se organizar com empresários que estejam interessados em realizar trabalhos para melhoria de cada município nas áreas receptoras como: hotéis, pousadas, bares e restaurantes em fim todo o comercio local para incentivar e proporcionar melhoria de vida para toda a comunidade.
      É necessário organizar uma reunião de URGÊNCIA para promover ações de sustentabilidade no turismo na zona turista da chapada velha e por isto venho realçando a importância de uma Instância de Governança Regional.
     Já houve a 1ª Reunião Ordinária do Circuito da Zona da Chapada Velha no dia 19/08/2009 ás 08h00min. No auditório do Colégio Municipal Edmundo Pereira Bastos na cidade de Gentio do Ouro, onde tratamos de assuntos que foram colocados em pauta na 12ª Reunião do Conselho de Turismo do Pólo da Chapada Diamantina no dia 24/07/2009 na cidade de Andaraí - Bahia.
     O Objetivo primário de todas as iniciativas é desenvolvimento da Zona Turística da Chapada Velha devem ser a realização plena das potencialidades de cada indivíduo, como pessoa e como cidadão.

Atenciosamente,

Carlos Araújo
Secretario Municipal de Turismo de Gentio do Ouro.