terça-feira, 21 de junho de 2011

Apicultores de Gentio do Ouro (BA) expandem produção

A criação de abelhas está se tornando uma atividade cada vez mais difundida no município baiano de Gentio do Ouro, a 589 km de Salvador, na microrregião de Irecê. Segundo o presidente da Associação de Apicultores, Humberto Lopes Gomes, 45 anos, a luta da entidade, que possui 17 associados, é obter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e construir uma casa de mel na cidade. “Já reivindicamos ao Governo do Estado o equipamento, pois a atividade tem crescido muito”, afirma o presidente.
A produção atual é de seis toneladas/ano, mas Gentio do Ouro tem potencial para produzir mais. Como ainda não tem o SIF, o mel do município é comercializado apenas nas feiras livres e entre amigos e familiares dos apicultores. Humberto Lopes destaca que este ano quatro municípios da região devem obter o SIF - América Dourada, Central, São Gabriel e Irecê. Com a certificação, o produto pode ser comercializado nos mercados nacionais e ser vendido para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que geralmente compra a produção de associações e cooperativas para a merenda escolar.
Humberto Lopes destaca o trabalho do SEBRAE/BA no apoio aos apicultores de Gentio do Ouro. Além de cursos que abordaram questões técnicas referentes a troca de rainhas e substituição de cera, os apicultores aprenderam noções de gestão e de como comercializar o produto. Atualmente o quilo do mel é vendido na cidade, em embalagens de 30 ml, por R$ 8,00 e a própolis por R$ 6,00.
O presidente da associação destaca ainda as missões técnicas das quais os apicultores participaram com o apoio do SEBRAE/BA, como o congresso brasileiro do setor, realizado em Belo Horizonte, no ano passado, e também a visita à cooperativa central localizada em Ribeira do Pombal. Humberto conta que foi o pioneiro da atividade na região em 1993, quando ninguém pensava em criar abelhas na cidade. Com o sucesso de sua iniciativa, a idéia se espalhou e a atividade tem crescido significativamente no município. Uma mostra da produção da cidade foi exibida durante o seminário 'Desenvolvimento Econômico Local e os Pequenos Negócios', realizado dia 18 de março, no Golden Palace Hotel de Irecê.

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário