O
dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E você sabe por que
esse assunto é do seu interesse? Nós vamos explicar.
Todo ser humano é um consumidor. As
pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs,
revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários,
entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física
(indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que
adquire um produto ou serviço para uso próprio.
As empresas ou pessoas que produzem
ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que
oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que
atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É um direito do
consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de
Defesa do Consumidor.
O Código, que entrou em vigor em
1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de
consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer
tipo de prejuízo.
Mas para que todos consigam defender
seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu
comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos
consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um
preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura
do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas
nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os
fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de
cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o
nível de vida de todos os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário