domingo, 24 de abril de 2011

Revista Oficial de Turismo da Bahia Faz Matéria em Gentio do Ouro Sobre Turismo Arqueológico

A Revista Viver Bahia no seu 3º ano, na 12ª edição - Bahia/Brasil no período de maio/junho 2010, com tiragem de 100.000 exemplares, vem elabora um matéria com (02) duas paginas falando um pouco do turismo arqueológico do município de Gentio do Ouro - BA. Entre as serras e cânions do município, pinturas associadas à tradição geométrica chamam a atenção por sua diversidade de cores e pelos longos paredões que estão cobertos com pinturas rupestres. Na região, as pinturas com traços, ziguezagues, marcações de calendários, figuras humanas e animais felinos misturam- se a desenhos de cruzes, semelhantes às da Ordem de Cristo, que indica a conservação da prática da pintura por parte dos grupos indígenas que foram colonizados e convertidos ao catolicismo, durante a exploração portuguesa. A tradição astronômica, considerada por alguns pesquisadores, revela em pinturas de mapas astrais, sistemas de planetas e astros, além de calendários e fenômenos como o solstício e fases da lua. Em grafismos de aproximadamente 3.200 anos, as figuras geométricas dessa tradição são atribuídas a alguns conhecimentos astronômicos por parte das tribos indígenas que habitavam a região há milhares de anos.
Informações pelo email: setur-gdo-carlosaraujo@hotmail.com

Gentio do Ouro esta situada na micro-região de Irecê e pertencente a zona turística da chapada velha, área fisiográfica da chapada diamantina e esta localizada aproximadamente 670 km da capital Salvador, com sua área geográfica de 3.671 km2.
Como chegar:
Saindo de Salvador pela BR-324, até Feira de Santana, pegar a BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, na direção até a cidade Xique-Xique, seguir a BA-160, esta última que liga os Distritos de Santo Inácio, Gameleira do Assurúa e Itajubaquara até a cidade de Gentio do Ouro, Passando por diversos povoados.
O município possui um grande potencial turístico, que sempre encanta os turista com a sua biodiversidade opções para piqueniques, práticas de rappel, trilhas e banho de cachoeiras e tem muitas pinturas rupestres.

Um comentário:

  1. MORO EM SAO PAULO A 40 ANOS MAS NAO ESQUEÇO O MEU QUERIDO CALDEIRAO DO OURO. E VENHO ATRAVES DESTE PARABENIZAR O DIRIGENTE MUNICIPAIS,NA FIGURA DOS PREFEITOS POR ESTAR DESPERTANDO SOBRE A PONTENCIALIDADE DO TURISMO NA REGIAO , PRINCIPALMENTE O TURISMO ECOLOGICO.QUE ALEM DE GERAR DIVISAS AJUDA NA MANUTENÇAO DO ECO-SISTEMA.

    ResponderExcluir