Fórum de Turismo da Bahia Foto: Alberto Coutinho/Secom |
O Salão Baiano de Turismo e a Feira dos Municípios, que acontecem simultaneamente na capital baiana em março de 2012, foram os destaques do 32º Fórum Estadual de Turismo, realizado nesta sexta-feira (16) no Centro de Convenções, em Salvador. Na ocasião, o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, destacou o crescimento das atividades ligadas ao setor nos últimos cinco anos. O fórum reúne representantes do trade e das zonas turísticas de todo o estado.
“O salão é uma reivindicação do trade e vai expor atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia aos operadores e agências de viagens de todo o Brasil, e já está sendo licitado”, afirmou Leonelli. Segundo ele, o evento será realizado no Parque de Exposições e vai contar também com rodadas de negócios, 60 estandes, área para exposição institucional, entre outras atrações.
Já a Feira dos Municípios, que acontece simultaneamente ao Salão Baiano de Turismo, vai reunir em um só lugar a produção econômica do estado, com gastronomia, cultura, artes de todo o interior, além da realização de grandes shows. “A feira vai reforçar muito o nosso salão e será também uma forma dos municípios desenvolverem mais o seu turismo”, disse o secretário.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens/Seção Bahia (Abav/BA), Pedro Galvão, a estratégia do Terceiro Salto está trazendo não somente bons resultados para o presente, como também uma boa perspectiva para o futuro. “Estamos às vésperas de dois grandes eventos e, do ponto de vista do trabalho da Secretaria Estadual do Turismo, a iniciativa é excelente. Ouvimos e somos ouvidos. Hoje, o trade está unido com a secretaria e o trabalho de marketing e divulgação da Bahia está sendo perfeito. Esperamos um verão excepcional, com um aumento de 15% em relação à temporada do ano passado”.
COMENTÁRIO DE CARLOS ARAÚJO:
Fórum de Turismo da Bahia / Carlos Araújo - Secretario de Turismo de Gentio do Ouro a Direita Foto: Rita Barreto |
EXPECTATIVA:
A Feira dos Municípios e o Salão Baiano de Turismo realmente vão oportunizar para todos os municípios expor seus atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia, também é uma forma dos municípios desenvolverem mais o seu turismo.
Mas para que isto venha acontecer nos municípios que estão em desenvolvimento é necessário que o Gestor tenha interesse de trabalhar o marketing e a divulgação do seu município.
ESTRATÉGIA:
Depois de uma nova estratégia denominada como o Terceiro Salto do Turismo, baseado nos eixos de Qualidade, Inovação e Integração Econômica. Do papel antes apenas limitado, à atração de receita turística e de grandes empreendimentos privados, que em muitos casos, importavam mão de obra de outros estados. Após a inovação do o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, o turismo passou a ampliar-se como fonte permanente de geração de emprego e renda para os baianos. Quando aconteceu a desconcentração da atividade turística do litoral para o interior consolidou um movimento mais equilibrado em direção à redução das desigualdades regionais. Desta forma passou a mostrar toda sua diversidade. A Bahia é o sol, o mar, as praias, mas é também as serras e planícies da Chapada Diamantina, as belezas naturais do Cerrado, a história do povo sertanejos, gravada na aridez do sertão, e a riqueza que brota do leito do Velho Chico. Com isso, além de elevar desenvolvimento turístico ás populações do interior, conseguiu-se aumentar a permanência do turista no Estado.
GENTIO DO OURO:
Nós últimos anos o município de Gentio do Ouro vem se destacando no cenário turístico do Estado da Bahia.
CLIQUE E FAÇA SUA VISITA:
Esteve por 02 (duas vezes) com matéria na Revista Viver Bahia “ Revista Oficial do Turismo da Bahia” sobre o Turismo Arqueológico em Maio/Junho 2010 - Edições de nº 12 Bahia – Brasil e em Dezembro 2011 – Edição Especial nº 16 Bahia – Brasil.
NÃO SOU MORADO DE GENTIO, MAS NASCI NESTA TERRA QUERIDA E FICO MUITO FELIZ POR VER O SEU EMPENHO PARABÉNS CARLOS ARAÚJO PELOS TRABALHOS QUE VEM DESENVOLVENDO EM NOSSO MUNICÍPIO.
ResponderExcluir