As mães precisam do apoio de todos para amamentar seus filhos até os 2 anos, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse foi o principal foco das atividades da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) deste ano, realizado pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Em Bauru, a programação da XX SMAM termina hoje, com o curso “Capacitação de Multiplicadores em Alimentação Complementar Saudável”, no auditório do Senac, das 8h30 às 17h30.Apesar do tempo médio do período de aleitamento materno no País ter aumentado um mês e meio, de 1999 a 2008, o Brasil ainda está em um patamar baixo. A OMS considera como ideal que 90% a 100% das crianças menores de 6 meses tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. No Brasil, esse índice é de 41%.
Bons motivos para amamentar
O aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Constitui a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
Para as mães, o ato de amamentar ajuda na perda peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Também reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário.
http://www.jcnet.com.br/detalhe_bairros.php?codigo=212913
Nenhum comentário:
Postar um comentário