sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mulher precisa de apoio para amamentar por até 2 anos

As mães precisam do apoio de todos para amamentar seus filhos até os 2 anos, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse foi o principal foco das atividades da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) deste ano, realizado pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Em Bauru, a programação da XX SMAM termina hoje, com o curso “Capacitação de Multiplicadores em Alimentação Complementar Saudável”, no auditório do Senac, das 8h30 às 17h30.
Apesar do tempo médio do período de aleitamento materno no País ter aumentado um mês e meio, de 1999 a 2008, o Brasil ainda está em um patamar baixo. A OMS considera como ideal que 90% a 100% das crianças menores de 6 meses tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. No Brasil, esse índice é de 41%.


                                           Bons motivos para amamentar

 O aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Constitui a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
Para as mães, o ato de amamentar ajuda na perda peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Também reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário. 


                                                                           http://www.jcnet.com.br/detalhe_bairros.php?codigo=212913

Nenhum comentário:

Postar um comentário