A paternidade é um ato divino. Ser pai é uma realização e consagração. Líder na perpetuação do ser humano. Sem o pai que fecunda o filho, a humanidade seria extinta em aproximadamente um século.
O ensino e a educação dos filhos exige inteligência, compreensão, sabedoria, trabalho, espiritualidade e humildade. Educando, pais ensinando e filhos aprendendo e o obedecendo.Os pais devem incentivar e orientar os filhos cientificamente com o trabalho, arte e literatura, esporte e música, esclarecendo os verdadeiros valores. Atenderem as necessidades materiais sublimando valores sagrados da família e da vida espiritual.
Não existe trabalho mais importante e superior no universo que preparar os filhos para serem felizes, honrados e produtivos encontrando a paz divina com dignidade e fraternidade.
O exemplo dos pais. Cuidar, ensinar, disciplinar e amar. Orientar a vida familiar. O lar é o refugio da paz, alegria e felicidade para a família, essencial ao bem estar espiritual e moral dos filhos. Orientar os filhos para apresentarem comportamento ético e decisões certas na Escola, considerando os estudos e os professores.
Pais e professores incentivando atividades fecundas, nas Escolas. Aprendizado (ciências e cultura), disciplina e relacionamento escolar com compreensão e respeito às pessoas. Praticando sentimentos relativos a família, a Escola e a comunidade.
Segundo autores, a criança não é a miniatura do adulto. A criança é o futuro pai do homem, pois precedendo o adulto, este depende de sua formação e evolução.
Educando a criança evitamos punir o adulto. Partimos para uma vida imprevisível cujo futuro nos reserva realizações, alegria e felicidade, mas também dor, tristeza e decepções.
E os pais da inesquecível Avenida Dom Manuel? Com os filhos participando de eventos religiosos. Novenas, procissões e missas nas Igrejas do Cristo Rei e Pequeno Grande, e no Seminário da Prainha novos Sacerdotes. Desfiles militares da Escola Preparatória de Cadetes, e desfiles escolares da Escola Normal Justiniano de Serpa e Imaculada Conceição, e Colégio Castelo Branco do Padre Jonas. Festividades de São João e São Pedro, reuniões musicais e natalinas. Relembranças que os sonhos não esquecem jamais. Formaram uma brilhante elite de profissionais liberais e técnicos dignificando a família e o Estado. Professores, sacerdotes, juristas, empresários, políticos, jornalistas, economistas, médicos, engenheiros, odontólogos e uma legião de cidadãos educados para a paz, a prosperidade e harmonia com a população.
O dia dos pais. Todos os dias de nossa existência sensível, verdadeiros amigos incomparáveis ícones da fraternidade, solidariedade e igualdade. Abracem afetivamente os que ainda se encontram entre nós. Se inspirem nas infinitas mensagens educacionais formuladas durante a vida, na terra e no espaço celestial. Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Queira Deus. Tal pai tal filho, sempre os melhores amigos.
JOSUÉ DE CASTRO
Médico, professor e escritor
A DISTANCIA DO PAI.
Reflexão: Carlos Araújo
Quando o casal se separa, muitas vezes, os filhos ficam com a mãe e acabam se afastando do pai, é possível evitar esse distanciamento: “Ele perde o contato com o filho porque ele quer. A não ser que seja um caso de alienação parental. Porque a questão do divórcio não é o maior problema. A questão é como isso é transmitido para a criança. Como ela participa dessa relação de divórcio entre os pais”.
Um conselho para os casais divorciados é nunca deixar de valorizar a relação pai-mãe-filho. “O fato dessa criança não morar com ele não impede que ele, um dia, vá buscá-la na escola para almoçar, para fazer um lanche, ir ao cinema, que um dia vá dormir na casa dele... Isso é fundamental”.
Um dos grandes desafios do pai é equilibrar o carinho com as cobranças. “O pai deve ser amigo, cúmplice de todas as atividades, em tudo o que ele faz no dia a dia. Mas também deve colocar limites, colocar de castigo, quando for necessário. Cobrança faz parte e é fundamental. Através da cobrança, a criança, o adolescente vai sendo preparado para questão de uma referência do ponto de vista sócio-cultural, de que as coisas não devem ser do jeito que ele quer sempre”.
Hoje, ao ver tanto conflito familiar e tanto desajuste social, olho para trás e bate uma saudade! Saudade do respeito aos mais velhos - pilares de sabedoria; saudade da família reunida à mesa, dando graças pelo alimento; saudade do aconchego familiar na hora dos estudos bíblicos; saudade das lições de vida passadas de geração em geração. Enfim, saudade da época em que a maioria era feliz e não sabia, ou não enxergava.
Neste Dia dos Pais, eu começo pedindo a bênção do Alto pra mim, como filho, e para todos os pais. Implorando a direção divina na difícil tarefa de educar seus filhos; e que dedos em riste, cheios de arrogância e mágoas - apontados entre pais e filhos - sejam transformados em perdão. Até porque, especialmente nessa data, este mandamento da Lei de Deus precisa ser observado e vivido: 'Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá'.
Feliz Dia dos Pais!
Meu abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário